Mecenas

A Venus 2.0 é lançada com  a colaboração da comunidade de língua portuguesa a nível particular e institucional. Para entender como pode colaborar, ou como pode a instituição que representa contribuir na criação do maior modelo de conversação e língua portuguesa, tenha em consideração a dimensão do projeto.

A Venus2 será sempre gratuita nas suas funcionalidades públicas e a forma dos utilizadores contribuírem, neste mapeamento de informação e conteúdo em português é, apenas, conversando. Dando entradas e obtendo respostas, a melhor contribuição será sempre o número de estrelas atribuído nas respostas. Com base nesse simples click, no número de estrelas das respostas, consoante o grau de satisfação, o utilizador presta-nos a possibilidade de podermos melhorar as nossa previsões e modelos. Levando, ao fim de um tempo, relativamente curto, à melhoria dos próprios plugins e modelos de IA.

No entanto. sem inovação nos próprios modelos de IA e nos plugins, a Venus2 ficaria limitada no seu conhecimento e dependente da boa vontade da comunidade. Para isso, o sistema de financiamento da Venus assenta num modelo de retribuição dos colaboradores pelo investidores particulares ou institucionais. Tal investimento filantropo pode ser feito de três formas, subscrevendo o nosso Premium, contribuindo nas campanhas de Angariação ou contribuindo com Dados que a organização ou individuo detenha legalmente, de forma a ser utilizado no treino dos modelos.

  • Premium: Acesso a plugins em Design, Desenvolvimento e Teste1, permite funcionalidades como voz ou gestão de serviços privados, domótica, acesso à memória personalizada e muito mais (ver funcionalidades)
  • Campanhas de Angariação: à medida que os plugins financiados e, testados pela comunidade Premium se tornam estáveis e capaz de servir publicamente, é atribuído um valor que representa o custo de licenciamento na licença GNU. Assim, uma fez angariado o montante do plugin em causa, o mesmo é publicado em código aberto para ser usado na Venus2 gratuitamente, ao serviço de todos.
  • Dados: Seja para modelos personalizados, para modelos de ou modelos técnicos, tais serão tão capazes quanto a qualidade e quantidade da informação que for introduzida. Por isso, outra das formas de contribuir, especialmente a nível de instituições, será fornecendo acesso aos dados que estão na posse de instituições públicas, privadas ou particulares.