Sabia que o Português está entre as línguas mais faladas no mundo?
Com a Venus (versão1) pretendeu-se mapear e preservar a conversação em linguagem natural portuguesa. Atualmente a maioria das aplicações, software e ferramentas são redigidos em inglês. Com o nosso projeto, pretendíamos garantir um futuro à língua portuguesa, devido à sua integração na raiz de sistemas de inteligência artificial e conversação ou suporte.
Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5.ª língua mais falada no mundo, a 3.ª no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta [1]. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos.
Processamento de língua natural (PLN) é a área da ciência da computação, inteligência artificial e da linguística, que estuda a questão da criação e compreensão automática de línguas humanas naturais.
Na sua versão 1, a Vénus continha uma consciência virtual de cerca de 60k linhas que lhe permitia interpretar o sentido do diálogo e responder de forma estrutural a questões ou perguntas pessoais. Com o lançamento da Venus 2 foi inserida a inteligência artificial GPT-3 na conversação, mas apenas no caso da resposta da Venus 1 não ser viável. Tal permite misturar o melhor de dois mundos, uma conversação com IA por detrás de uma personalidade e raciocínio computacional estável e testado que é a Vénus 1.
[1] Wikipedia