Chatbot vs Assistente Virtual

Com o avanço de máquinas inteligentes e novos softwares chegando; um chatbot é um software que conduz uma conversa por meio de métodos auditivos ou textuais. Também conhecido como “Agentes de conversação”, um chatbot simula a conversa humana por meio de comandos de voz ou conversação de texto ou ambos. Os chatbots podem ser oferecidos por meio de aplicações baseadas na web ou independentes. Hoje em dia, os chatbots são usados ​​mais comumente no espaço de atendimento ao cliente. Um agente virtual (AV), por outro lado, é uma extensão de chatbots que pode gerir de forma inteligente interações complexas para uma empresa.

Neste artigo, responderemos a uma pergunta comum: os chatbots e os assistentes virtuais são diferentes? Leia mais para descobrir. De acordo com a IBM, até 80% das perguntas de rotina do atendimento ao cliente podem ser respondidas por um chatbot. Os chatbots podem ser treinados para responder a perguntas de atendimento ao cliente e fornecer soluções rápidas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com o uso do chatbot, muitas organizações podem agora aprimorar sua experiência e satisfação no atendimento ao cliente, melhorando, assim, o tempo de resposta, impulsionando novas vendas e reduzindo a sobrecarga do atendimento ao cliente.

Conteúdo:

  • Por que os chatbots são importantes
  • Algumas limitações comuns de Chatbots
  • Assistentes Virtuais
  • Benefícios dos assistentes virtuais
  • Por que mais marcas não se adaptaram à tendência dos assistentes virtuais?
  • O que é melhor para mim e para minha empresa: assistente virtual ou chatbot?

 

Por que os chatbots são importantes:

As aplicações de chatbot podem ajudar a otimizar as interações entre pessoas e serviços, melhorando assim a experiência do cliente. O Chatbot também oferece oportunidades para melhorar o processo de empenho do cliente e a eficiência operacional, reduzindo o custo total do serviço ao cliente. Os chatbots podem ser categorizados em várias categorias e muitos setores de negócios diferentes, como comércio eletrônico, manufatura, viagens, BPO, suporte ao cliente e centro de contato, educação, entretenimento, saúde, RH, desporto e muitos outros, podem aproveitar as vantagens desta tecnologia emergente .

Algumas limitações comuns do Chatbot:

O que também não é preciso dizer é que a intervenção humana desempenha um papel importante na configuração, treinamento e otimização do sistema de chatbot. Os chatbots não são perfeitos. É por isso que precisamos de uma ponte entre texto e voz. Se os chatbots não entendem o contexto humano; eles podem resultar em enormes perdas de negócios, portanto, muitas organizações evitam implementar chatbots nas suas aplicações e sites. No entanto, os Chatbots conversacionais são capazes de entender o contexto da discussão e tornam a conversa mais envolvente. A falta de tomada de decisão é outra desvantagem que o Chatbot enfrenta. Os chatbots não conseguem diferenciar entre o que é bom e o que é mau. A sua fraca capacidade de tomada de decisão é uma das razões pelas quais muitas empresas ainda confiam mais em ter um agente ao vivo, que pode estabelecer uma conexão humana com o cliente, o que é vital para qualquer negócio.

Assistentes virtuais:

Com o surgimento de dispositivos assistidos por IA, como Siri, Alexa e Google Home, vemos que muitas empresas ponderam no que os assistentes virtuais baseados em IA podem fazer pelas suas organizações. Um assistente virtual pode parecer semelhante a chatbot; no entanto, no início eles são muito diferentes. A tecnologia por trás do assistente virtual permite que eles sejam usados ​​em uma escala muito mais ampla. Permite aplicativos e tecnologia refinados que podem ser usados ​​para negócios no uso diário; tendo assim uma maior capacidade de redefinir a forma como olhamos para interagir com o cliente. O que faltava aos primeiros assistentes virtuais eram algoritmos de IA viáveis ​​e recursos de aprendizado de máquina. Um assistente virtual atualizado, no entanto, pode até ser capaz de realizar tarefas como fazer pesquisas e comparar produtos, entre outras habilidades bastante surpreendentes.

Benefícios dos assistentes virtuais:

Com muitas empresas acostumadas com as novas formas de chegar aos clientes, podemos ver uma melhoria marcante no tempo de resposta que, por sua vez, reduz o tempo de espera; mantendo assim níveis consistentes de qualidade de serviço. Devido à automação do contato com os clientes; há uma redução significativa nos custos operacionais. Os assistentes virtuais fornecem um alto retorno sobre os investimentos, devido ao seu período de retorno rápido e alta lucratividade geral. Devido aos processos digitais automáticos e otimizando o desempenho digital, os Assistentes Virtuais podem reduzir consideravelmente o trabalho de administração. Devido a mais dados disponíveis, que por sua vez alimentam análises e estatísticas, os assistentes virtuais podem fornecer melhores insights sobre o cliente e as suas solicitações. Reduz as necessidades de força de trabalho do agente ao vivo (mas os assistentes virtuais NÃO eliminam os agentes ao vivo – ainda precisamos deles para supervisionar e treinar os agentes movidos pela IA.) Aumente a produtividade do agente e reduza o tempo médio de manusei.

Fonte: C-Zentrix

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *